ANÁLISE DOS INDICADORES DO MERCADO CERVEJEIRO BRASILEIRO

  • Luis Fernando Martins Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Marcos Alberto Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Caroline Cleonice Coimbra Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
Palavras-chave: Cerveja, Produção, Consumo

Resumo

O presente artigo aborda setor cervejeiro no Brasil, que se destaca como o 3 maior produtor e 24° consumidor da bebida. Com isso o intuito do trabalho é analisar através de indicadores o setor nacional, o potencial de consumo, produção e as principais empresas que dominam o mercado. A metodologia aplicada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, através de artigos acadêmicos, sites oficiais e sites de associações do respectivo mercado. O Brasil possui aproximadamente 117 mil hectares plantados com cereais destinados à produção de cerveja, atualmente alcançou uma produção de 104 milhões de hectolitros por ano.Estão registradas 610 cervejarias, no ano de 2017 mesmo defronte com a crise foram abertos 91 novos empreendimentos do ramo de cervejarias. Existem 3 grandes empresas dominando o mercado no Brasil; Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis, as três detêm juntas 98,6% do mercado mundial de cerveja. Com análises dos dados e resultados podemos concluir que o consumo per capita tem muito a crescer, pois o Brasil ocupa a 24° posição no ranking mundial, já em relação a produção nacional está concentra na região Sul e Sudestes, e o maior número de empresas cervejeiras estão centralizadas no Estado de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Publicado
14/05/2018
Seção
Tecnologia em Agronegócio