O MERCADO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO BRASIL

  • Janaina Costa Souza Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
Palavras-chave: Produtos orgânicos, Consumo, Produção, Mercado, Tendência

Resumo

A procura por produtos orgânicos tem se evoluído muito, pois os alimentos que são produzidos em modo convencional têm preocupado os consumidores quanto à saúde, por excesso de produtos químicos, agrotóxicos, defensivos químicos, entre outros, que são encontrados neles. Com isso, há uma grande procura por produtos cultivados em sistema orgânico. Para que haja a comercialização tanto interna quanto externa dos orgânicos é necessária à certificação do mesmo. Esse sistema de produção vem crescendo, tanto em área cultivada como em número de produtores e mercado consumidor, embora ainda represente uma parcela pequena da agricultura. Esse mercado global de produtos orgânicos vem apresentando taxas de crescimento constantes nos últimos 15 anos, e isso se dá graça a procura desses. É possível concluir que o mercado de produtos orgânicos ainda há muito potencial de crescimento e de desenvolvimento, mas para que isso ocorra e se expande cada vez mais, é necessário se ter uma conscientização da parte dos produtores que hoje estão ainda no modo convencional, uma contribuição política incentivando e investindo nos agricultores a ingressar a produção orgânica em seus plantios, e o principalmente na divulgação do mesmo, que é o marketing dos produtos em nível nacional.

Publicado
14/05/2018
Como Citar
Souza, J.; Pandolfi, M. O MERCADO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO BRASIL. SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 4, n. 1, p. 15, 14 maio 2018.
Seção
Tecnologia em Agronegócio