Apresentação

A Fatec Taquaritinga promove entre os dias 08 a 10 de outubro de 2018 o V Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga - SIMTEC, um evento que integra alunos, empresas e pesquisadores das áreas de Tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Industrial e Sistemas para Internet.

Tema do evento: Colaboração Universidade-Empresa para o avanço da Sociedade

As transformações na sociedade contemporânea expõem as empresas à rigorosa concorrência, levando muitas delas ao fechamento, ou à investigação de novas formas de se estabelecerem, com o objetivo de tornar seus ciclos projeto-desenvolvimento-produto mais dinâmicos e com qualidade, diminuindo assim, custos e retrabalhos.

Nesse contexto surgem as redes colaborativas, que com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT), permitem que entidades heterogêneas (empresas, centros de pesquisa, universidades, órgãos governamentais) e regionalmente distribuídas, possam compartilhar recursos, competências e processos, visando o alcance de objetivos comuns.

Nos últimos anos, as empresas procuram garantir a sobrevivência por meio de diversos instrumentos, entre eles, a colaboração com a universidade, possibilitando criar um sistema que as torne mais competitivas.

No mundo todo, a pesquisa na empresa se beneficia da pesquisa acadêmica de maneira indireta: principalmente mediante o trabalho de especialistas formados nas universidades, que em seus centros de pesquisa e desenvolvimento, buscam resolver problemas específicos da empresa. Além desse mecanismo, há outras vias de colaboração, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, consultorias ou cursos.

Diante deste contexto, o objetivo do 5º SIMTEC – Simpósio de Tecnologia da FATEC Taquaritinga, é prospectar novas oportunidades de conhecimentos e negócios entre a FATEC Taquaritinga e empresas da região, promovendo uma infraestrutura profissional adequada aos alunos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Sistemas para Internet e Produção Industrial.

Programação de atividades

Os três dias do V SIMTEC contemplam apresentações de artigos, cursos de curta duração, exposições e palestras, sendo a programação dividida pelas seguintes áreas temáticas:

Dia 08/10: Agronegócio

Dia 09/10: Produção Industrial

Dia 10/10: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para a Internet

Objetivo

O Objetivo do Evento, que teve sua primeira versão ocorrida no ano de 2011, é congregar o meio acadêmico e as empresas de Taquaritinga e região, discutindo as teorias, lições aprendidas e melhores práticas dos mercados globais. Para o ano de 2018, o V SIMTEC apresenta como Tema central, pesquisas aplicadas nas áreas de Produção Industrial, Agronegócios, Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

História do Evento

O I Simpósio de Tecnologia da FATEC de Taquaritinga/SP (SIMTEC) teve início em 2011 e foi realizado por meio de palestras e cursos de extensão envolvendo toda a comunidade acadêmica interna e a comunidade externa, tais como empresas, empresários e pesquisadores das áreas de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Produção Industrial e Sistemas para Internet. O objetivo do primeiro SIMTEC foi o de poder proporcionar uma integração entre a comunidade Fatecana, as empresas e empresários e os pesquisadores, para poder compartilhar os conhecimentos tecnológicos, empresariais e os oriundos das pesquisas acadêmicas.

Considerando-se os resultados positivos do primeiro evento, em 2013, nos dias 07 e 08 de novembro aconteceu o II Simpósio de Tecnologia da FATEC de Taquaritinga/SP (SIMTEC), que contou com participantes da comunidade acadêmica e empresarial de Taquaritinga e Região, entre eles estudantes, pesquisadores, professores e empresários.

O evento abordou novas temáticas, motivando os alunos para suas carreiras, levando-o a assumir uma postura mais crítica sobre o conteúdo ministrado em sala de aula, por meio de atividades que contemplaram recentes discussões e pesquisas no âmbito dos cursos oferecidos pela FATEC Taquaritinga, nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Produção Industrial e Sistemas para Internet, com o objetivo de gerar conhecimento e contribuir para a atualização profissional.

O objetivo do evento foi o de oferecer aos Fatecanos a oportunidade de vivenciarem diversos aspectos práticos relacionados aos conteúdos teóricos transmitidos em sala de aula, através de aproximadamente 41 atividades distribuídas entre palestras e mini cursos, multiplicando conhecimentos e se constituindo em uma excelente oportunidade de se praticar a integração transdisciplinar.

Nesse contexto, durante os dois dias de evento, que ocorreu nos períodos matutino, vespertino e noturno, os participantes agregaram conhecimento às suas áreas de atuação e mantiveram contato com diversos profissionais de empresas em destaque no mercado, praticando o network, ferramenta tão importante no globalizado e competitivo mundo dos negócios.

Em 2015, contando com a experiência dos dois eventos anteriores, a equipe organizadora decidiu pela ampliação do evento com a submissão de artigos que, após avaliados e aprovados por docentes pareceristas, foram apresentados no evento, em forma de painéis, com a possibilidade de serem incluídos nos anais científicos da FATEC/TQ.

O tema do III SIMTEC foi Inovação e sustentabilidade: uma proposta para o futuro, realizado nos dias 08 e 09 de outubro de 2015. O evento contou com, aproximadamente, mil participantes da comunidade acadêmica e empresarial de Taquaritinga e região, constituída por estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e empresários.

As atividades programadas para o III SIMTEC contemplaram recentes discussões e pesquisas no âmbito dos Cursos oferecidos pela FATEC Taquaritinga, nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Produção Industrial, Sistemas para Internet e Gestão Empresarial, com o objetivo de gerar conhecimento e contribuir para a atualização profissional.

Com o apoio e motivação dos docentes, a submissão de artigos superou as expectativas, considerando-se que foi o primeiro evento desse porte. Foram inscritos 53 artigos, dos quais 47 foram aprovados e apresentados no simpósio. Dos 47 artigos aprovados e apresentados, 39 apresentaram a versão final para publicação nos anais do III SIMTEC.

A publicação dos anais científicos tem como objetivo fortalecer ainda mais esse evento e despertar o interesse na pesquisa científica e tecnológica da FATEC/TQ, bem como a participação de outras unidades e, ainda, de outras comunidades acadêmicas, empresariais etc.