SOFTWARE SIMULADORES DE REDE

ANÁLISE COMPARATIVA PARA APRESENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES E BENEFÍCIOS

  • Valdinei Bolges Filho Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS – Araras – SP - Brasil
  • Orlando Saraiva Junior Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS – Araras – SP - Brasil
  • Liriane Soares de Araújo de Camargo Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil e Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS – Araras – SP - Brasil
Palavras-chave: Redes de computadores, Simulação, Aprendizagem

Resumo

Simuladores ou emuladores de redes são ferramentas utilizadas para simular equipamentos que possibilitam o funcionamento de redes de computadores, possuindo a capacidade de criar topologias e fazer a investigação do comportamento da rede, sem que haja a necessidade de meios físicos para tal finalidade, diminuindo assim, os custos para a aprendizagem prática. Entretanto, existem diversos tipos de ferramentas que possuem funcionamento e características específicas e, em consequência disso, este artigo tem como objetivo apresentar uma análise comparativa a fim de auxiliar profissionais da computação na escolha e utilização de alguns simuladores de redes. A metodologia de pesquisa utilizada envolve análise bibliográfica e comparativa sobre os assuntos envolvidos. Espera-se apresentar diretrizes e recomendações de como escolher e utilizar simuladores de redes em determinados contextos.

Publicado
24/09/2017
Como Citar
Filho, V. B.; Junior, O. S.; de Camargo, L. S. de A. SOFTWARE SIMULADORES DE REDE. SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 3, n. 1, p. 10, 24 set. 2017.
Seção
Artigos