AVALIAÇÃO DE COMUNICABILIDADE DE UM APLICATIVO GAMIFICADO

  • Letícia Gabrielly Zacano da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Daniela Gibertoni Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
Palavras-chave: Engenharia Semiótica, Avaliação de Comunicabilidade, Gamificação, Duolingo

Resumo

Constantemente, surgem novas formas de se aprender conteúdos em geral, em especial idiomas. Uma das técnicas utilizadas para tornar o aprendizado mais motivador, divertido e interessante é a gamificação. A maioria dos sistemas quando são projetados, tem como propósito alcançar uma boa interação com o usuário, pois ele deve ser capaz de entender os objetivos e funções do sistema. Para que essa interação ocorra, a comunicação entre o designer e o usuário é algo essencial. O objetivo desse trabalho é avaliar a interação e comunicação do aplicativo Duolingo para ensinar, aprimorar e praticar um idioma, a fim de identificar possíveis falhas nas mensagens emitidas pelo designer e no entendimento do usuário sobre o aplicativo. Para que essa avaliação acontecesse foram utilizados dois métodos: o Método de Inspeção Semiótica e o Método de Avaliação de Comunicabilidade. Apesar de terem sido encontradas algumas inconsistências nas avaliações realizadas, no geral, o aplicativo demonstrou um resultado positivo, no que diz respeito aos seus objetivos.

Publicado
14/05/2018
Seção
Tecnologia em Informática