PROPOSTA DE REUTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA DA CHUVA PARA A FATEC TAQUARINTINGA

  • Ricardo Luis de Souza Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Sabrina Thais Broggio Costa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Fábio Augusto de Souza Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Nathalia Maria Soares Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: Reutilização da Água, Viabilidade Econômica, Sustentabilidade, Aplicação de Conceitos Físicos, Chuva, Produção Industrial

Resumo

A água potável é um dos mais importantes recursos naturais que temos. A sociedade, de um modo geral, trata a questão da preservação da água potável com indiferença sem incorporar em seus hábitos cotidianos, práticas salutares de preservação. Sendo esta fonte esgotável e de caráter fundamental para a sobrevivência humana. Este trabalho tem como proposta a implantação de um sistema de aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis, o objetivo é tornar a utilização de cisternas para a capitação da água pluvial, um recurso que é aplicável para uma instituição como a Fatec, na reutilização da água para diversos fins de uso cotidiano diferente do potável. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, com base nos dados das séries históricas de consumo de água mensal e com o índice pluviométrico no período. Este trabalho foi realizado junto à disciplina de Física Aplicada, onde a distribuição e captação da água de chuva foi estudada e projetada através da observação dos conceitos físicos explorados ao longo do desenvolvimento do tema. Como resultado, temos o envolvimento dos alunos na criação de estratégias para a solução da problemática estabelecida, bem como a conscientização voltada para a sustentabilidade, inclusão dos saberes, e pratica ambiental na faculdade. Estas ações e perspectivas corroboram para um efeito multiplicador na sociedade, que nos evidencia o quanto podemos economizar de maneira sustentável focada na preservação o meio ambiente.

Publicado
22/12/2019
Como Citar
Souza, R. L.; Costa, S. T. B.; Souza, F. A.; Soares, N. M. PROPOSTA DE REUTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA DA CHUVA PARA A FATEC TAQUARINTINGA. SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 5, n. 1, p. 460-474, 22 dez. 2019.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial