ANÁLISE DE MÉTRICAS LEANS E ÁGEIS PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÃO POR MEIO DE UMA FERRAMENTA DESENVOLVIDA PARA INTEGRAR A UMA PLATAFORMA DE PORTFÓLIO E DE PROJETOS

  • Leonardo Ferreira Universidade de Araraquara (UNIARA) - Araraquara - São Paulo - Brasil
  • José Eduardo Ribeiro Universidade de Araraquara (UNIARA) - Araraquara - São Paulo - Brasil
  • Fabiana Florian Universidade de Araraquara (UNIARA) - Araraquara - São Paulo - Brasil
Palavras-chave: Métricas, Jira, Lean, Estimativas

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo evidenciar a importância de métricas Leans e ágeis, e a partir delas tomar decisões sobre as próximas entregas de um time de desenvolvimento de software. Durante três meses uma equipe foi submetida a extração de métricas com o auxílio de uma ferramenta de código aberto criada especificamente para isso. Ao longo do período observado é possível verificar a vazão e o tempo médio para desenvolver tarefas de acordo com o esforço e complexidade. Esses dados auxiliaram para que estimativas de entrega de novas funcionalidades fossem feitas sobre dados históricos, fornecendo maior assertividade no processo de desenvolvimento de software.

Publicado
21/12/2019
Como Citar
Ferreira, L.; Ribeiro, J. E.; Florian, F. ANÁLISE DE MÉTRICAS LEANS E ÁGEIS PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÃO POR MEIO DE UMA FERRAMENTA DESENVOLVIDA PARA INTEGRAR A UMA PLATAFORMA DE PORTFÓLIO E DE PROJETOS. SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 5, n. 1, p. 29-38, 21 dez. 2019.
Seção
Tecnologia em Informática