COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE DE PEITO DE FRANGOS E PERUS DE CORTE ACOMETIDOS PELAS MIOPATIAS “WHITE STRIPING” E PEITORAL PROFUNDA

  • Amanda Cristina Macario da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Fábio Alexandre Cavichioli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Juliana Lolli Malagoli de Mello Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Jaboticabal – São Paulo – Brasil
  • Hirasilva Borba Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Jaboticabal – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: Cinzas, Estrias brancas, Gordura, Músculo verde, Proteína, Umidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a composição química da carne de peito de frangos de corte e de perus, acometidos pelos diferentes graus de severidade das miopatias “White Striping” e Peitoral Profunda. Foram utilizadas amostras do músculo peitoral maior de frangos de corte machos das linhagens Cobb 500 e Ross AP-95, abatidos aos 42 dias de idade, para avaliação de ambas as miopatias; e de perus da linhagem Nicholas acometidos pelas miopatias “White Striping” (machos, com peso médio de 18,5 kg e, aproximadamente, 150 dias de idade) e Peitoral Profunda (matrizes em idade de descarte, com aproximadamente 385 dias de idade e peso médio de 12,5 kg) em seus diferentes graus de severidade. Foram avaliados os percentuais de umidade, proteína, matéria mineral e gordura. As miopatias “White Striping” e peitoral profunda afetam de maneira diferente a composição química da carne de peito de frangos de corte de linhagens genéticas distintas. A severidade da miopatia “White Striping” influencia os percentuais de proteína, gordura e matéria mineral da carne de peito de perus. A severidade da miopatia peitoral profunda influencia apenas o percentual de proteína da carne de peito de matrizes de peru em idade de descarte.

Publicado
22/12/2019
Como Citar
Silva, A. C. M.; Cavichioli, F. A.; Mello, J. L. M.; Borba, H. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE DE PEITO DE FRANGOS E PERUS DE CORTE ACOMETIDOS PELAS MIOPATIAS “WHITE STRIPING” E PEITORAL PROFUNDA. SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 5, n. 1, p. 292-305, 22 dez. 2019.
Seção
Tecnologia em Agronegócio