O EMPREENDEDORISMO RURAL COMO FATOR DE AUMENTO DE COMPETITIVIDADE DA PEQUENA PROPRIEDADE AGRÍCOLA
Resumo
Em um mercado altamente competitivo, o agricultor, mesmo com a sua relevância na produção de alimentos e outros produtos agrícolas, precisa adotar uma postura empresarial para se destacar no mercado. Esta mudança de comportamento, porém, não é algo natural ou de fácil aceitação por parte do agricultor tradicional. O presente trabalho discute a concepção de empreendedorismo rural, o qual envolve a necessidade do homem do campo de buscar uma mudança de postura nos negócios para se fazer parte do mercado globalizado. Com isto, este artigo tem o objetivo de compreender quem é o empreendedor rural e quais são suas principais dificuldades para ganhar competitividade no mercado. Esta compreensão é relevante para orientar tanto os homens do campo quanto os homens urbanos para uma administração competente de suas propriedades. Para a realização de tal, baseamo-nos nas revisões bibliográficas sobre empreendedorismo e administração rural. Ao realizar esta pesquisa, foi observado a necessidade da visão empreendedora no ambiente rural, apesar da tradição em olhar a gestão agrícola de forma deparada da gestão empresarial.