O EMPREENDEDORISMO RURAL COMO FATOR DE AUMENTO DE COMPETITIVIDADE DA PEQUENA PROPRIEDADE AGRÍCOLA

  • Jessica de Moura Carvalho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: Empreendedorismo, Gestão Empresarial, Visão de Mercado

Resumo

Em um mercado altamente competitivo, o agricultor, mesmo com a sua relevância na produção de alimentos e outros produtos agrícolas, precisa adotar uma postura empresarial para se destacar no mercado. Esta mudança de comportamento, porém, não é algo natural ou de fácil aceitação por parte do agricultor tradicional. O presente trabalho discute a concepção de empreendedorismo rural, o qual envolve a necessidade do homem do campo de buscar uma mudança de postura nos negócios para se fazer parte do mercado globalizado. Com isto, este artigo tem o objetivo de compreender quem é o empreendedor rural e quais são suas principais dificuldades para ganhar competitividade no mercado. Esta compreensão é relevante para orientar tanto os homens do campo quanto os homens urbanos para uma administração competente de suas propriedades. Para a realização de tal, baseamo-nos nas revisões bibliográficas sobre empreendedorismo e administração rural. Ao realizar esta pesquisa, foi observado a necessidade da visão empreendedora no ambiente rural, apesar da tradição em olhar a gestão agrícola de forma deparada da gestão empresarial.

Publicado
22/12/2019
Como Citar
Carvalho, J. de M.; Malagolli, G. A. O EMPREENDEDORISMO RURAL COMO FATOR DE AUMENTO DE COMPETITIVIDADE DA PEQUENA PROPRIEDADE AGRÍCOLA. SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 5, n. 1, p. 392-403, 22 dez. 2019.
Seção
Tecnologia em Agronegócio