SEGURANÇA EM REDES SEM FIO

o aumento da segurança com o novo protocolo WPA3 a partir de 2019

  • Hugo Santucci Rettondin Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • João de Lucca Filho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: vulnerabilidade em redes wireless, Protocolo WPA3, Ataque em redes wireless, Segurança da informação, Novo protocolo de segurança

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar os principais padrões de redes wireless e seus respectivos protocolos de criptografia que podem ser habilitados de acordo com o modelo e conhecimento do usuário, tendo foco nos padrões mais usados hoje em dia no Brasil, expondo possíveis vulnerabilidades de cada um e, apresentando a análise de um estudo de caso na qual alerta sobre uma vulnerabilidade descoberta recentemente no padrão WPA2, que foi considerado o protocolo mais seguro até poucos meses atrás. Aditivamente, alertar e mostrar de forma ilustrativa um ataque à função WPS, que muitas vezes já vem habilitada de fábrica nos roteadores, com a finalidade de proporcionar maior rapidez e facilidade ao usuário na hora de configurar sua rede wireless. Concluindo a abordagem é apresentado o protocolo WPA3 e suas novas tecnologias, buscando o aumento na segurança das redes sem fio atuais visando a proteção dos dados tanto na constituição de rede pessoal quanto na rede corporativa.

Publicado
21/12/2019
Como Citar
Rettondin, H. S.; Lucca Filho, J. SEGURANÇA EM REDES SEM FIO. SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 5, n. 1, p. 126-137, 21 dez. 2019.
Seção
Tecnologia em Informática